Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Por que escrevo sobre a Idade Média?

Antes de tudo, preciso esclarecer uma coisa muito importante: não sou especialista em História; sou apenas uma curiosa e grande interessada nesse tema. Minha intensão com os posts relacionados a Idade Média é o de ajudar a algumas pessoas a entender melhor o que foi aquele período, que é tão comumente mal visto por todos. E de quebra, quero também que os leitores não se sintam tão perdidos quando lerem os trechos do meu livro. Assim sendo, perdoem-me os especialistas caso eu cometa algum deslize...

Sei bem situar o momento exato em que me interessei especificamente por Idade Média. Estava eu folheando um livro de História Geral da escola, quando dei de cara com uma ilustração minúscula, um desenho precário do século XIV, representando um Rei da França. Seu nome era Filipe IV, O Belo.


Talvez por sua alcunha, comecei a pesquisar sobre ele, descobrindo uma personalidade interessantíssima e complexa. Em seguida, passei a pesquisar sobre a Europa da Baixa Idade Média. Então, uma coisa foi puxando outra, e outra... veio o interesse pelos Templários, Ricardo Coração de Leão, o Rei Edward Longshangs... as disputas, as batalhas, a fé, as mentiras, as paixões, a arte... via, a cada dia, que era uma total injustiça chamarem a Idade Média de Idade das Trevas. Afinal, um período tão rico e significativo para a História da Humanidade não merecia ser chamado dessa forma.

Mas, enfim... nada posso eu fazer.

Ah, não pretendo me alongar demais nesse post; eu mesma não sou muito a favor de textos muito extensos em blogs, rs. Só mais uma coisa gostaria de dizer: foi o Rei Filipe IV que me levou a iniciar isso tudo. Sei que muitos dos que conhecem a história dele, devem estar torcendo o nariz para o que estou escrevendo...  Todos precisamos de um "muso" =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário